8 dias
Duração
Brasil
País
Vale do Capão, BA
Localização

PROGRAMA – Chapada Diamantina – Trekking no Vale do Pati – SAÍDAS PROMOCIONAIS 2016 – 8 dias

Saída (s): 16/10; 20/11 e 04/12/2016

Muito além de uma caminhada de longo curso com belíssimas paisagens, extensos campos de altitude e imponentes cachoeiras, a Travessia do Vale do Pati ainda oferece outro atrativo igualmente enriquecedor: a vivência com os nativos e a experiência de fazer parte de um roteiro altamente sustentável que possibilitou a permanência dessas famílias dentro dos limites do Parque Nacional. Diferente da maior parte da Chapada Diamantina, que viveu a ascensão com a exploração diamantífera, o Vale do Pati experimentou o apogeu socioeconômico cultivando grandes plantações de café. Tal época de ascensão manteve centenas de famílias com uma modesta estrutura de escola, comércio e serviços, que após o declínio do cultivo, junto à Crise de 1929, abandonaram o Vale e migraram para algumas cidades do entorno do Parque e até mesmo para grandes capitais para trabalharem em construções civis. As poucas famílias que resistiram a essa decadência, encontraram no ecoturismo a oportunidade de permanecerem no Vale do Pati, de maneira sustentável. A agricultura extensiva saiu de cena e deu espaço para a consciência ecológica. A preservação da natureza atraiu visitantes de diversos países. E essa rica história, os saberes de famílias tradicionais e a cultura de um povo que vive isolado no coração da Chapada Diamantina são repassados pelos próprios atores locais, em pernoites e refeições típicas que acontecem dentro das suas casas.

ROTEIRO:
Legenda para refeições: C – café da manhã / A – almoço / Lt – lanche de trilha / J – jantar

1º dia – LENÇÓIS – Pernoite em Lençóis.
2º dia – LENÇÓIS – TRILHA: PAI INACIO – MORRÃO – ÁGUAS CLARAS – VALE DO CAPÃO (C,Lt) – Pernoite no Vale do Capão.
3º dia – VALE DO CAPÃO – GERAIS DO VIEIRA E GERAIS DO RIO PRETO – VALE DO PATI (C,Lt,J) – Pernoite em casa de morador.
4º dia – CACHOEIRÃO POR CIMA (C,Lt,J) – Pernoite em casa de morador.
5º dia – CACHOEIRA DO FUNIL E LAJEDO – MORRO DO CASTELO – VALE DO PATI (C,A,J) – Pernoite em casa de morador.
6º dia – PATI DE CIMA – PATI DE BAIXO – (C,Lt,J) – Pernoite em casa de morador.
7º dia – VALE DO PATI – ANDARAÍ – POÇO AZUL – PAI INÁCIO – LENÇÓIS (C,A) – Pernoite em Lençóis.
8º dia – LENÇÓIS (C)

ROTEIRO DETALHADO:

1º dia – LENÇÓIS – Recepção no aeroporto de Lençóis e traslado ao hotel escolhido. Pernoite em Lençóis.

2º dia – LENÇÓIS – TRILHA: PAI INÁCIO – MORRÃO – ÁGUAS CLARAS – VALE DO CAPÃO (C,Lt) – Traslado (25 km no asfalto – 20min) até a base do Morro do Pai Inácio. Caminhada do Pai Inácio até o Vale do Capão. O percurso terá visual do Pai Inácio, Morrão, Águas Claras, Serra dos Cristais, Morro do Camelo, Serra da Cravada, Vale do Capão. Parada para banho e lanche nas Águas Claras. Caminhada de até a Campina. Traslado da Campina (Vale do Capão) para a pousada (5km em estrada de terra – 10min). Pernoite no Vale do Capão.

* Águas Claras – Piscina natural formada pelo rio Mucugezinho, localizada na Passagem Funda, com vista privilegiada para o Morrão.

* Caminhada: 13km – grau de dificuldade: Fácil – Poucos obstáculos (desníveis ou pedras para saltar) no caminho. Praticamente 90% da trilha é plana.

3º dia – VALE DO CAPÃO – GERAIS DO VIEIRA E GERAIS DO RIO PRETO – VALE DO PATI (C,Lt,J) – Início do trekking do Vale do Pati passando pelos campos de altitude do Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto e pela Ruinha até chegarmos na casa de morador. Pernoite no local.

* Caminhada: 22km – grau de dificuldade: Difícil – Caminhada de longo curso e com diversos trechos de subida e descida. Travessia do rio Capão no início da trilha e travessia de córregos (Galinhas, Ancorado, Cristais, Ruinha) ao longo do trajeto.

4º dia – CACHOEIRÃO POR CIMA (C,Lt,J) – Caminhada até o Cachoeirão por cima. Pernoite na casa de morador.

* Cachoeirão – é a segunda maior cachoeira da Chapada. Dependendo da quantidade de chuvas que ocorrerem nos dias anteriores pode-se avistar mais de 20 quedas d´água despencando de quase 280 metros de altura!!!!

* Caminhada: 16 km ida e volta – grau de dificuldade: Médio – Caminhada com trecho de 2km de subida e 6 km em trilha plana. O retorno é feito pela mesma trilha.

5º dia – VALE DO PATI – CACHOEIRA DO FUNIL E LAJEDO – MORRO DO CASTELO (C,A,J) – Caminhada (2,5km – 40min) até a Cachoeira do Funil (50m) e do Lajedo (10m) . Parada para banho. Caminhada até a casa de morador (3km). Almoço. Escalaminhada até o Morro do Castelo (5km ida e volta). Jantar e pernoite na casa de morador.

* Caminhada: Total de 10km – Grau de dificuldade: Médio – no trecho entre a casa de morador até a Cachoeira dos Funis – 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. – Grau de dificuldade: Difícil – no trecho entre a casa de morador até o Morro do Castelo – A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se.

6º dia – PATI DE CIMA – PATI DE BAIXO (C,Lt,J) – Caminhada pelo Vale do Pati até a casa de morador, próximo ao Vale do Cachoeirão. Paradas para banho durante a travessia no Rio Pati. Acomodação, jantar caseiro e pernoite na casa de morador.

* Caminhada: 12km – grau de dificuldade: Médio – A maior parte da caminhada é feita em descida, porém bastante suave. No caminho, acontece a travessia do Rio Pati num trecho de 25m saltando as pedras que sobressaem no rio.

7º dia – VALE DO PATI – ANDARAÍ – POÇO AZUL – PAI INÁCIO – LENÇÓIS (C,A) – Caminhada até Andaraí. Traslado até o Poço Azul (30km de asfalto e 15km de terra – 50min). É permitido mergulho de 20 minutos. Almoço no local (comida caseira). Traslado para o Morro do Pai Inácio para assistir o por do sol (83km no asfalto e 17km de terra +15min de caminhada em aclive). Retorno a Lençóis. Pernoite em Lençóis.

* Poço Azul – Dentro de uma caverna o Poço Azul possui um lago de águas cristalinas com uma plataforma de madeira para facilitar o acesso ao poço. As luzes dentro do poço mudam de acordo com o deslocamento do sol.

* Caminhada: 16km – grau de dificuldade: Difícil – O trajeto é dividido em 25m de travessia do Rio Pati, 4 km de subida da Ladeira do Império em aproximadamente 1h30min e 12 km de descida sem sombra até Andaraí em 3h00min em média.

* Morro do Pai Inácio (1240m) – considerado um dos cartões postais da Chapada Diamantina o Morro do Pai Inácio propicia uma das mais espetaculares vistas da região, os vários morros achatados que caracterizam a paisagem desse local.

8º dia – LENÇÓIS (C) – Traslado ao aeroporto de Lençóis.

Consulte nosso atendimento para informações sobre serviços adicionais (noite extra, passeios, traslados).

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.

VALORES ABAIXO POR PESSOA EM R$ – TERRESTRE PARTINDO DE LENÇÓIS

chapada-diamantina-trekking-no-pati

* As tarifas aéreas utilizadas para cálculo dos valores acima estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea. Preços por pessoa válidos para estadia de Abril a Dezembro de 2016 (exceto feriados e férias de Julho). Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Preços calculados para saídas com mínimo de 1 pessoa, para fechamentos até 30 dias antes da viagem. Com menos de 30 dias, preços válidos para mínimo 2 pessoas.

O programa inclui:
– traslados privativos compartilhados para todos os clientes;
– hospedagem com café da manhã;
– todos os passeios citados com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
– carregador(es) para ítens pessoais (Limite de um “bag”de 25 litros para acomodar a bagagem pessoal que será levada pelos carregadores). Para saídas com apenas 1 pessoa, o carregador será o próprio guia;
– refeições mencionadas no roteiro;
– seguro viagem;
– brinde exclusivo;

Não inclui:
– refeições e bebidas não mencionadas;
– despesas pessoais;
– qualquer outro item não mencionado como incluso.

Hospedagem:
LENÇÓIS:
Pouso da Trilha – www.pousodatrilha.com.br
Tipo A – banheiro privativo e ar condicionado
Tipo B – banheiro privativo e ventilador
Check in: 13h00 / Check out: 12h00

Hotel de Lençóis – www.hoteldelencois.com.br
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

Hotel Canto da Águas – www.hotelcantodasaguas.com.br
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

VALE DO CAPÃO:
Pousada do Capão – www.pousadadocapao.com.br
Check in: 12h00 / Check out: 12h00

* As casas do Pati foram beneficiadas com o programa do governo Luz para todos. Desta forma foram instaladas placas solares em todas as casas que alimentam prioritariamente lâmpadas frias (ecologicamente corretas) nos cômodos, banheiros, cozinha e área externa. Não alimenta chuveiros, nem geladeiras ou qualquer aparelho que exija o consumo maior de energia. OS APARTAMENTOS SÃO COLETIVOS COMPOSTOS POR CAMAS E BELICHES.

Alimentação:
A comida é caseira: arroz, feijão, carne ou frango, abóbora, chuchu, tomate, rúcula, ovo frito, farofa, farinha e de sobremesa, doce de banana. Podemos encontrar alguns pratos mais regionais como o cortado de palma (cactos) e godó de banana (picadinho de banana verde).

Transporte:
Os horários dos voos até Salvador são flexíveis, mas devem respeitar os horários de conexão para o voo até Lençóis. Consulte nosso atendimento para informação referente aos trechos Salvador/Lençóis/Salvador.

Traslados e passeios em veículos fretados. Para melhor aproveitamento do roteiro e devido as condições das estradas locais, em alguns passeios poderão ser utilizados veículos off road (4 x 4).

Seguro:
Seguro Viagem da Vigos Corretora de Seguros e Representações Ltda. (Assegurada pelo Grup…

Informações Úteis:
É OBRIGATÓRIO O USO DE CALÇADO FECHADO (TÊNIS OU BOTA) E COM SOLADO APROPRIADO PARA ATIVIDADE (EMBORRACHADO, TRATORADO, COM BOA ADERÊNCIA, RESISTENTE À ABRASÃO).
RECOMENDADO O USO DE BOTAS (COM CANO LONGO), pois há risco de queda, torção e eventuais fraturas dos membros inferiores, principalmente aos viajantes que têm tendência a “virar” o pé. Leve uma bota já amaciada para não causar machucados durante a caminhada. Não deixe sua bota sem uso por muito tempo. Isso pode causar ressecamento e, no próximo uso, pode haver descolamento de partes da bota, principalmente do solado. É muito comum que isso aconteça.
Durante a travessia do Vale do Pati, a hospedagem é realizada em casas de moradores onde há energia solar somente para alguns pontos de luz. Não há energia para os chuveiros e desta forma o banho deve ser tomado imediatamente após a chegada da trilha, quando a temperatura da água ainda é suportável.
Na cidade de Lençóis há um Hospital Público, em Palmeiras há posto de saúde e em Andarai há uma Santa Casa. Em caso de necessidade o passageiro será transportado para Salvador, onde há maiores recursos.
O seguro contratado não cobre traslados em caso de acidente, cujos custos deverão ser arcados pelo passageiro.
A travessia do Vale do Pati é estruturada de maneira a contemplar a segurança e satisfação de nossos clientes e colaboradores. A experiência e conhecimento de nossa equipe de guias minimizam eventuais riscos. Todavia, em caso de necessidade de resgate, será operado pela equipe qualificada de guias, que contam com a ajuda das brigadas de incêndio do parque nacional da Chapada Diamantina e do Corpo de Bombeiros da cidade de Lençóis. Normalmente os resgates são realizados com a utilização de mulas. Resgates com helicópteros, quando necessários, serão solicitados a cidade de Salvador podendo demorar até 24 horas. Não possuímos telefone via satélite não havendo outro meio de comunicação telefônica dentro do Vale do Pati. O acesso a um telefone pode demorar até duas horas.

Cód: V

MAIORES INFORMAÇÕES

Como conheceu a Subettini?

Categoria de Hospedagem

 GOSTEI E QUERO FAZER ESTA VIAGEM

SANYO DIGITAL CAMERA
SANYO DIGITAL CAMERA

MAIORES INFORMAÇÕES

Como conheceu a Subettini?

Categoria de Hospedagem

 GOSTEI E QUERO FAZER ESTA VIAGEM